segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Tudo Sobre os Dinossauros

Saichania



O Saichania é um dinossauro couraçado, da família dos Ankylosaurideos. Seu esqueleto fossilizado foi achado na Mongólia em 11977 por Maryanska, em uma formação rochosa conhecida como Barun Goyot Formation no Khulsan perto de Nemegt. Foi encontrado um crânio praticamente completo e uma parte poscranial do esqueleto, contendo pernas, parte da couraça, ossos dos ombros que ligam o corpo às pernas e aparentemente algumas costelas. Outros achados mais recentes ajudam a entender como era e como vivia este dinossauro.
Sendo um herbívoro ele tinha dentes específicos para cortar plantas, porém quais plantas este dino comia ainda não se sabe. Os paleontólogos imaginam que o animal morreu soterrado em uma tempestade de areia, pois seu corpo estava fossilizado de modo que parecia que havia se agachado sobre o ventre. Outro indício é que as rochas onde estava são de origem arenosa, ou seja, formadas de areia endurecida. Esse tipo de rocha dificilmente preserva plantas e por isto não se sabe que plantas ele comia.Seu corpo era recoberto de placas ósseas, calombos que inclusive se espalhavam pelas pernas em alguns pontos e até no crânio, que tinha vários calombos arredondados e "soldados" no topo do crânio formando uma boa proteção contra choques e ataques. Na Mongólia do cretáceo o clima poderia ser seco e quente, mas mesmo assim abrigava espécies diversas, inclusive predadores como Velociraptor e Tarbosaurus. A sua couraça desencorajava ataques de predadores que preferiam buscar outra presa, mas em épocas de comida escassa alguns carnívoros desesperados o atacavam e neste caso o Saichania apelava para sua arma, um clava óssea na ponta da cauda que podia ser usada como um porrete para golpear o inimigo, podendo até quebrar a perna e estourar órgãos internos do atacante. O ambiente em que este animal vivia é complicado, por era quente e seco, o que podia fazer com que o corpo ficasse desidratado levando a morte. Alguns cientistas teorizam que o Saichania assim como outros animais que viviam nestes locais quentes e secos tivessem sistemas para umedecer o ar que respiravam. Assim o ar úmido entraria no pulmão e não permitiria que este desidratasse, fazendo com que os outros órgãos também permanecessem hidratados. Seria um sistema com a mesma função do método que os cachorros usam. Eles ficam arfando com a boca bem aberta e língua para fora.














Saltasauro








O saltassauro (Saltasaurus loricatus, "largato de salta") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Cretáceo. Media em torno de 12 metros de comprimento, 5 metros de altura e pesava cerca de 8 toneladas.
O saltassauro foi descoberto em
1980 na cidadezinha de Salta, Argentina e foi um dos maiores dinossauros saurópodos que já habitaram na América do Sul.










Carcharodontossauro






O carcharodontossauro (Carcharodontosaurus saharicus, do latim "lagarto com dente de tubarão") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo. Media em torno de 14 metros de comprimento, 6 metros de altura e pesava cerca de 8 toneladas. O seu nome foi inspirado no nome científico de outro grande predador: o tubarão branco (Carcharodon carcharias)
O carcharodontossauro viveu na América do Norte e na África. Esse assustador dinossauro é provavelmente um dos maiores e mais temíveis terópodes que já existiram.
Como o nome já diz, o carcharodontossauro possuía dentes diferentes dos encontrados em carnívoros de seu tamanho: seus dentes eram serrilhados e não eram curvados para dentro, donde conclui- se que eram feitos para serrar e cortar, não para perfurar. Esse dinossauro conseguia morder com extrema força, superando em três vezes qualquer crocodilo atual.
Era relativamente veloz para seu tamanho: podia superar 49 km/h e alcançar presas facilmente. Caçava em emboscadas, esperando que a presa aparecesse; tentava abatê- la com uma poderosa mordida. Caso fosse preciso, poderia perseguí- la por um bom percurso.
O carcharodontossauro tinha inteligência um tanto limitada: seu cérebro assemelhava- se com o do giganotossauro, um carnívoro muito parecido.
Embora seu comportamento social ainda não tenha sido devidamente estudado, estima- se que este carnívoro era solitário, caçando presas sempre menores do que ele. Contudo, provavelmente casais dessa espécie se juntassem para cuidar de suas crias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário