segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Tudo Sobre os Dinossauros

Maiasaura


O maiassauro ou maiassaura (Maiasaura peeblesorum, do latim "lagarto boa mãe") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e semi-bípede que viveu no fim do período Cretáceo. Media cerca de 9 metros de comprimento, 4,6 metros de altura e pesava em torno de 4 toneladas.
O maiassauro viveu na
América do Norte e foi descoberto em Montana, Estados Unidos. Pelo menos 200 esqueletos de maiassauro já foram encontrados, outro achado impressionante foi a descoberta de ninhos desse dinossauro contendo dezenas de ovos bastante conservados. Cada ninho continham até 20 ovos.
O número de espécimes encontradas é mais do que suficiente para afirmar que esse dinossauro vivia em grandes bandos e cuidava de seus filhotes com muito cuidado, já que estes nasciam de tal forma pequenos e frágeis que seriam alvos fáceis de predadores.


















Utahraptor



O utahraptor (Utahraptor ostrommaysorum, "ladrão de Utah) foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo. Media em torno de 6 metros de comprimento, 3 metros de altura e pesava entre 600 quilogramas e 1,3 tonelada. Sendo assim um dos maiores "raptores" que já existiram.
O utahráptor viveu na
América do Norte e seus fósseis foram encontrados em Utah, nos Estados Unidos, como sugere seu nome. O utahraptor é uma descoberta relativamente recente tendo sido nomeado em 1993.
O utahraptor tinha no pé uma garra de até 25
centímetros de comprimento, com a qual retalhavam suas vítimas fatalmente, esse tipo de garra é comum a muitos outros membros de sua família.


















Styracosaurus



O Stiracossauro (Styracosaurus albertensis, do latim "lagarto ouriço") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Cretáceo. Media em torno de 6 metros de comprimento e pesava cerca de 4 toneladas.
O Stiracossauro viveu na
América do Norte, principalmente nas regiões que são hoje o Canadá e os Estados Unidos.

O Stiracossauro recebeu esse nome devido à sua estranha cabeça, que era dotada de um adorno ósseo repleto de espinhos longos, no total seis ou oito espinhos (embora tivesse bem acima de seu adorno dois espinhos reduzidos, quase imperceptíveis), sendo que havia metade dos espinhos em cada uma das laterais do adorno, e que os espinhos mais longos ficavam bem acima do adorno.
Quanto ao uso dos espinhos, talvez este animal os usasse para intimidar os adversários e para se exibir em época de acasalamento, embora a função de defesa fosse mais garantida pelo gigantesco chifre nasal, um dos maiores do seu grupo. Fora isso, sua cabeça era repleta de calombos, acima dos olhos principalmente.
Uma característica presente no seu escudo e comum aos dinossauros ceratopsianos são os buracos no adorno ósseo, que garantiam maior leveza ao seu "leque de espinhos". Obviamente, quando o Estiracossauro era vivo esses buracos não eram tão perceptíveis, uma vez que estariam cobertos com pele e músculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário