segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Tudo Sobre os Dinossauros




Triceratops


O tricerátopo (Triceratops horridus, do latim"cabeça com três chifres") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo, principalmente na região que é hoje a América do Norte.








O Triceratops é o maior animal de sua família, medindo entre 7 e 9 metros de comprimento e pesando entre 6 e 12 toneladas. As características principais deste dinossauro são, sem sombra de dúvidas, a presença de dois enormes chifres (cada um com cerca de 1 metro de comprimento), um pequeno chifre acima do nariz e seu majestoso e resistente folho (a estrutura semelhante a um escudo, acima da nuca). A função destas estruturas é alvo de debates: uns dizem que são armas contra seus predadores (como o feroz Tyrannossaurus rex); outros dizem que eram usadas para atrair as fêmeas, na época da reprodução. O crânio também era colossal: tinha mais de 2 metros de comprimento, pondo este dinossauro na ala das maiores cabeças do reino animal. Os olhos se encontram nas laterais da cabeça, isso lhes garantia uma visão mais complexa do seu redor. Além do que já foi descrito, este animal era, ainda, provido de um bico (semelhante ao de um papagaio), possivelmente usado para rasgar os vegetais, os quais se alimentava.
Ao contrário do que certas mídias revelam, as pernas dos Triceratops não ficavam ao lado do corpo, com num lagarto ou tartaruga. Como todo dinossauro quadrúpede, as pernas se projetavam como colunas do corpo para o chão, tal como um rinoceronte ou uma girafa, o que o auxilia numa fuga ou em um combate.



....




Tiranosauro rex

O Tiranossauro (Tyrannosaurus rex, que significa "lagarto tirano rei" ou numa tradução alternativa "réptil rei") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu no fim do período Cretáceo, principalmente na região que é hoje a América do Norte.

Foi um dos maiores carnívoros terrestres de todos os tempos, alcançando 4 metros de altura e mais de 14 metros de comprimento. É considerado por muitos o predador mais eficiente e o mais aterrorizador dinossauro que existiu, mas essa afirmação é incorreta, pois havia dinossauros ainda mais fortes que o próprio Tiranossauro. Sua boca possuia dentes que chegavam a medir incríveis 20 centímetros, sendo que já foram encontrados dentes de mais de 30 cm. Estes,eram curvados para trás, e, diferentemente do Carcharodontossauro, eram cônicos e grossos, chegando a estraçalhar os ossos. Os dentes usados ou quebrados muitas vezes são encontrados, mas diferentemente daqueles de mamíferos, nos tiranossaurídeos dentes eram constantemente substituídos em todas as partes da vida do animal.
Foi o animal mais feroz de todos os tempos, mas sua força podia ser superada. Em comparação sua mordida não era superada, bastando apenas uma mordida certeira para matar a presa.

Sua mandíbula é imensa, podendo abrigar meia tonelada de comida lá dentro, e por possuir músculos extremamente desenvolvidos no pescoço possui uma força de mordida maior que qualquer outro dinossauro, chegando a potência de 4.000 kg.
O maior crânio de Tiranossauro até hoje encontrado mede até 1.5 m (5 pés) de comprimento. Em comparação com outros terópodes, o tiranossauro teve um crânio particularmente grande. O crânio foi extremamente largo posteriormente, com um focinho estreito, permitindo algum grau da visão binocular. Alguns ossos, como o nasais, foram fundidos, prevenindo movimento entre eles. Apesar de ser conhecido como "Rei dos Dinossauros" existiam carnívoros maiores que ele como o Espinossauro,o Giganotossauro,o Carcarodontossauro,etc...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário